PERDIDOS DENTRO DA IGREJA !

Enviado em 30/06/2025
|

Acompanhe a nossa programação on line : https://www.radiopalavraacustica.com
Em resumo : É possível que alguém que frequenta os cultos e tenha o nome registrado na secretaria da igreja esteja longe de Deus?
A parábola do filho pródigo começa com a seguinte expressão no verso 11: “continuou”. Perceba que se a narrativa é uma continuação, isto é, porque vem algo antes da dela.
De fato, antes da parábola do filho pródigo vem a parábola da dracma perdida e da ovelha perdida. Mas antes de contar a parábola Jesus estava em uma situação que vai dar origem às histórias. Os versos 1 e 2 revelam o contexto histórico não qual a parábola do filho pródigo foi contada. Vejamos: Segundo a introdução do capítulo 15, percebemos que no cenário encontramos três grupos bem distintos: (a) Jesus, (b) os pecados e publicanos e (c) os fariseus e escribas. No caso, Jesus estava comendo com um grupo de pecadores e fora da casa era um grupo de fariseus e escribas reivindicando por Jesus comer com tais indivíduos. Só para lembrar, os líderes judeus se perderam superiores a outros grupos sociais, e não admitiram se humilhados com classes consideradas por eles como impuras e pecadoras. No contexto judaico compartilhar da mesma comida com alguém era algo extremamente íntimo. Por isso a revolta desse grupo ao ver Jesus compartilhar de uma refeição com pecadores. Neste contexto Jesus se levanta da mesa e começa a contar uma história semelhante ao cenário que o cercava.